sexta-feira, 17 de maio de 2019

1) Retaliação


1) Retaliação (v. 7-8).

A primeira coisa que Tiago aborda é a tendência de querer retaliar – se vingar. No entanto, ele não apresenta isso como resposta para seus irmãos sofredores. Em vez disso, ele diz: “Sede pois irmãos, pacientes até a vinda do Senhor” (v. 7). Esta é uma referência à Aparição de Cristo. (A verdade do Arrebatamento foi uma revelação exclusiva dada ao apóstolo Paulo para trazer aos santos; é improvável que fosse conhecido na época em que esta epístola foi escrita.)
Em resposta a essas injustiças, Tiago não diz: “Forme um sindicato, irmãos. Defenda seus direitos neste mundo e lute contra essas coisas”. Não, eles não deveriam lutar contra essas injustiças, mas esperar pacientemente pelo Senhor vir. Apenas como um lavrador (um fazendeiro), depois de semear a terra, deve esperar que “a chuva temporã e serôdia [as primeiras e as últimas chuvas – TB] cheguem antes de colher a lavoura, assim também esses irmãos que sofrem devem esperar pacientemente pela “vinda do Senhor” (v. 8). Eles precisavam mostrar sua fé tendo paciência e perseverança diante dessas injustiças de seus falsos irmãos (os judeus incrédulos). Isso é enfatizado pela palavra “paciência” sendo usada cinco vezes nesses poucos versículos. O apóstolo Pedro menciona isso dizendo: “mas se sofreis com paciência, quando fazeis o bem e por isso padeceis, isto é agradável a Deus” (1 Pe 2:20 – TB).
O ponto que Tiago está fazendo aqui é que os males deste mundo não serão corrigidos até que o Senhor apareça e tome as rédeas do governo em Suas mãos (Ap 11:15). Os Cristãos devem “ser pacientes” e esperar até lá. Assumir os erros da sociedade hoje em dia e tentar corrigi-los é agir no assunto antes que o Senhor o faça. Há um “tempo da correção [de reforma – ARA] vindo para este mundo (Hb 9:10); começará quando o Senhor intervier em juízo. Então a justiça reinará (Is 32:1).
Se vivermos qualquer período de tempo neste mundo, inevitavelmente encontraremos algo sendo feito a nós injustamente – no local de trabalho ou na vida privada. A luta entre capitalistas e a classe trabalhadora ainda existe hoje. O que os Cristãos devem fazer sobre as lutas empresariais e outras coisas injustas que ocorrem na sociedade? Eles não devem se juntar às confederações de homens que foram criadas para combater essas injustiças – por mais bem-intencionadas que sejam – mas simplesmente ser “pacientes até vinda do Senhor”. Haverá um tempo de corrigir os erros da sociedade quando o Senhor justamente julgar este mundo por mil anos (At 17:31). A Escritura não ensina que os Cristãos devem se envolver em resolver as coisas agora porque não somos deste mundo (Jo 18:36). Se sentirmos que fomos aproveitados, a Palavra de Deus diz: “Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; Eu recompensarei, diz o Senhor” (Rm 12:19). Enquanto esperamos, devemos nos encomendar àque’Ele que julga retamente em todas essas coisas.
Essas situações são outra área da vida em que podemos manifestar a realidade de nossa fé. Já que somos objetos da graça de Deus, e recebedores de muitas bênçãos e privilégios espirituais, podemos nos dar ao luxo de mostrar graça aos outros – mesmo que eles nos tenham maltratado (Lc 6:28). Pode ser que tal atitude seja usada para converter alguns a Cristo (Rm 12:20-21; Pv 25:21-22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário