sexta-feira, 17 de maio de 2019

Recompensas por Exercitar Fé e Sabedoria nas Provações


Recompensas por Exercitar Fé e Sabedoria nas Provações

Vs. 9-12 – Tiago mostra que os efeitos positivos das provações são experimentados em pessoas de todas as esferas da vida – elas tocam a vida de todos de uma forma ou de outra. Ele toma dois extremos para demonstrar isso – um homem pobre e um homem rico.
Um “irmão de condição humilde” (um homem pobre) se gloria porque as lições que ele aprende em suas provações fazem com que ele valorize mais profundamente o que ele tem em seu lugar “exaltado” com Cristo. Ele se regozija em suas bênçãos espirituais. Ele também aprende lições práticas em relação às compaixões de Deus, recebendo ajuda de Deus em seus momentos de necessidade. O resultado é que o Senhor Se torna mais precioso para ele.
O homem “rico”, por outro lado, aprende valiosas lições de humildade (“humilhação” – TB) ao passar por provações. Ele aprende que seu dinheiro não pode isolá-lo de problemas e, portanto, ele se lança a Deus como qualquer outro crente. As provações têm uma maneira de “desbastar” homens ricos até ficarem do tamanho de um homem comum. Elas têm uma maneira de ensinar-lhes a dependência, que todos os homens devem aprender. Tiago não diz: “O homem rico se alegre em suas riquezas”, mas que ele deve se alegrar em sua “humilhação”, e assim é tornado mais como Cristo (Mt 11:29). Isso mostra que há algo valioso no aprendizado da humildade. O homem rico é ensinado a não confiar em si mesmo, nem “na incerteza das riquezas”, mas “em Deus” (1 Tm 6:17).
À luz da eternidade, as vantagens temporais que um homem rico tem não durarão. Para enfatizar esse ponto, Tiago nos lembra de que, como “o Sol” se eleva com “com ardor” e “seca a erva” e “a flor”, também “se murchará também o rico em seus caminhos”. Embora Tiago esteja se referindo aos homens ricos em geral, o homem rico que tem fé pode aprender com sua provação (se recebida corretamente) que as riquezas materiais não são nada em comparação com as coisas divinas e eternas. Ele pode saber disso intelectualmente, mas a provação ajudará a conhecer consciente e praticamente. Seu foco no dia-a-dia será desviado das coisas temporais para as coisas eternas de uma maneira mais real, e assim ele as valorizará mais profundamente.
O ponto nestes versos é que, uma pessoa, seja ela rica ou pobre, pode colher benefícios espirituais duradouros das provações da vida, se elas forem recebidas em fé. Tanto o homem pobre quanto o homem rico podem se regozijar no fato de que qualidades morais e espirituais estão sendo produzidas neles ao resistirem às provações.
V. 12 – Tiago passa adiante para dar uma palavra de encorajamento àquele que “sofre a tentação [suporta a provação – AIBB]. Ele diz: “Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que O amam”. Ele mostra que há uma recompensa presente e futura por passar por provações com o Senhor. Há uma bem-aventurança presente. (“Bem-aventurado” significa feliz.) Isso se refere a um gozo interior que é dado àqueles que andam com o Senhor em suas provações. Resulta do conhecimento de que somos os objetos especiais de Seu cuidado na provação particular que Ele nos deu. Esse gozo é conhecido apenas por aqueles que aceitam a provação como vinda do Senhor em fé. Então, há também uma recompensa futura de receber uma “coroa da vida” no dia do reconhecimento. Isso seria no tribunal de Cristo (Rm 14:10-12; 1 Co 3:13, 4:5; 2 Co 5:10; Mt 25:20-23). Isso nos ensina que o Senhor valoriza a fé e que Ele a recompensará em um dia vindouro.
No entanto, se nos rebelarmos contra as coisas que o Senhor nos deu para suportar, não apenas perderemos nosso gozo presente no Senhor e o proveito espiritual que Deus quer que ganhemos com a provação, mas também perderemos uma recompensa futura. Tiago acrescenta que esses gozos presentes e recompensas futuras são prometidos “aos que O amam” e suportam a prova em fé. Isso mostra que as provações que o Senhor nos dá para suportar são uma excelente maneira de mostrarmos nosso amor a Ele. Tomá-las como vindas da Sua mão em submissão é realmente uma coisa formosa para Ele; Ele valoriza e nos recompensará naquele dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário