sexta-feira, 17 de maio de 2019

FÉ PROVADA POR COMO RECEBEMOS A PALAVRA DE DEUS


Fé é Provada por Como Recebemos a Palavra de Deus
Capítulo 1:19-27

O próximo assunto que Tiago aborda é como tratamos a Palavra de Deus – as Escrituras. Tendo mencionado “a Palavra da verdade” pela qual nascemos de novo (v. 18), ele continua falando sobre o lugar que ela deveria ter em nossas vidas. Nesta próxima série de versículos, Tiago mostra que a maneira pela qual uma pessoa lida com a Palavra de Deus manifestará se ela tem fé real ou não.
Os judeus convertidos a quem Tiago estava escrevendo tinham se identificado com a companhia Cristã e estavam frequentando as reuniões em que a Palavra de Deus era ministrada (At 2:42). No entanto, não demorou muito para que alguns deles dessem indicações de que talvez não fossem verdadeiros crentes (Gl 2:4; Tt 1:10-16). Assim, ficou evidente que havia uma multidão mista entre eles. Sabendo disso, Tiago nos ensina que a maneira como uma pessoa recebe e responde à Palavra de Deus manifestará a realidade de sua profissão. Aqueles que não são reais mostrarão que habitualmente são “somente ouvintes”. Eles ouvirão a Palavra sendo ministrada, mas isso não terá nenhum efeito prático em suas vidas. Por outro lado, uma pessoa com verdadeira fé em Cristo se mostrará um crente genuíno por ser um “praticante da Palavra” (ARA). Portanto, Tiago se concentra em duas coisas nesta passagem:
  • Ser receptivo à Palavra de Deus (vs. 19-21).
  • Ser responsivo à Palavra de Deus (vs. 22-27).


Nenhum comentário:

Postar um comentário