sexta-feira, 17 de maio de 2019

FÉ PROVADA POR COMO TRATAMOS OS OUTROS


Fé Provada Por Como Tratamos os Outros
Capítulo 2:1-26

Outra área em que a fé é testada e sua realidade manifestada é no tratamento para com os outros. Tiago prossegue para abordar este assunto muito prático.
Novamente, o que ele está prestes a dizer aqui tinha uma aplicação especial para seus irmãos judeus que se declararam convertidos a Cristo. O respeito por pessoas (parcialidade) era algo comum entre os judeus. O Senhor Se referiu a isso no contexto de um casamento (Lc 14:7-11), e também em suas festas comuns (Mt 23:6), mas Ele não aprovou isso, é claro.
Os judeus adoravam fazer distinções sociais e religiosas entre si, com base em quão rica e influente uma pessoa era ou não era. Parte disso veio de uma visão distorcida de certas Escrituras do Velho Testamento que têm a ver com o governo de Deus em conexão com o Seu povo. Naquela economia, se os caminhos de uma pessoa agradassem a Deus, essa pessoa poderia esperar que a bênção de Jeová lhe fosse concedida de maneira material (Dt 28:1-14; Pv 3:9-10, etc.). Isso os levou a raciocinar que se um homem fosse rico materialmente, ele deveria ser um homem bom e aquele a quem Deus aprova. Da mesma forma, se um homem fosse pobre e sua vida estava cheia de problemas e aflições, ele deveria ser rebelde em relação a Deus (Dt 28:15-68). Assim, a partir dessa premissa, os judeus tendiam a julgar e categorizar seus irmãos e a tratá-los de acordo com isso. Como as pessoas naturalmente querem ser bem vistas e tratadas com respeito, havia uma pressão constante na sociedade judaica para se orgulhar de uma riqueza e espiritualidade falsas – o que não era necessariamente verdade. Isso tendia a produzir uma vida hipócrita, da qual os fariseus eram um destacado exemplo (Lc 12:1).
O problema com o qual Tiago estava lidando aqui era que esses convertidos judeus estavam endossando esse tipo de comportamento enquanto professavam ser Cristãos. Embora o respeito das pessoas possa ter sido tolerado naquela velha economia, certamente não tem lugar no Cristianismo. Remanescentes do pensamento judaico e do modo de vida sob a velha economia evidentemente permaneceram com esses crentes professos; era outras “faixas” das quais eles precisavam se livrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário