sexta-feira, 17 de maio de 2019

Um Indomável Animal Venenoso


Um Indomável Animal Venenoso – Nestes versos, Tiago personifica a língua humana como um animal maligno que é diferente de todos os outros. Ele aponta para o fato de que existem todos os tipos de “espécie de feras, e de aves, e de répteis, e de peixes” que podem ser “domados” (v. 7). Em contraste com tudo isso, a língua humana é como um animal que “nenhum homem pode domar” (v. 8a). Essa afirmação parece contradizer o versículo 2, que diz que um homem perfeito (um Cristão plenamente maduro) é capaz de refrear sua língua. Pode ser que Tiago esteja falando de um homem do mundo que nem seja salvo.
A língua é “um mal que não se pode refrear”. Até mesmo o mais sincero filho de Deus, com uma nova vida e natureza, tem uma verdadeira luta em suas mãos. O rei Davi sabia o que era lutar e perder essa batalha. Ele disse: “Guardarei os meus caminhos para não delinquir com a minha língua: enfrearei a minha boca enquanto o ímpio estiver diante de mim. Com o silêncio fiquei como mudo; calava-me mesmo acerca do bem; mas a minha dor se agravou. Incendeu-se dentro de mim o meu coração; enquanto eu meditava se acendeu um fogo: então falei com a minha língua” (Sl 39:1-3). Ele estava determinado a refrear a atividade de sua língua, mas não demorou muito para que aquele membro indisciplinado explodisse e ele falasse fora de hora.
Tiago também personifica a língua como um animal peçonhento que é “cheio de veneno mortal” (v. 8b). E quão venenosas as palavras podem ser! Apenas algumas palavras malignas podem envenenar a mente de um ouvinte e influenciá-lo e corrompe-lo muito rapidamente. Esta fera pequena e desagradável amaria fofocar sobre alguém e criticá-la, etc. É um instrumento do coração disposto para articular o mal (Mc 7:21-23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário