sexta-feira, 17 de maio de 2019

Orações de Elias


Orações de Elias

Vs. 16b-18 – Tiago passa a nos dar algumas palavras encorajadoras em conexão com o poder da oração. Ele diz: “A fervorosa súplica do homem justo tem muito poder” (JND). Para ilustrar o poder da oração, ele nos dirige a duas orações de Elias (1 Rs 17-18). A fim de negar qualquer pensamento em nossas mentes de que esse homem era algum super-crente cuja vida de oração nunca poderíamos igualar, Tiago nos lembra de que ele era um homem “sujeito à mesmas paixões que nós”. Elias teve seus fracassos, mas Deus ainda respondeu suas orações de maneira notável. Elas foram respondidas de acordo com a bondade do coração de Deus, não de acordo com a fidelidade de Elias. Isso deve nos encorajar a orar.
Em conexão com a primeira oração de Elias – “que não chovesse” – não devemos olhar para ela por suas qualidades imprecatórias, mas por seu exemplo de orar de maneira inteligente e conforme a mente de Deus. Ele sabia, pelas Escrituras, que se o povo se afastasse de Deus, Ele os castigaria com a retenção da chuva (Lv 26:1-20; Dt 11:17). Como o reino do norte de Israel (as dez tribos) se afastou de Jeová e adotou a adoração de baal como religião, Elias soube o que estava por vir e orou em sintonia com os caminhos de Deus no assunto. Não cabe a nós, nessa economia Cristã, orar contra as pessoas de maneira imprecatória – isto é, invocar maldições e julgamentos sobre elas. Elias não é um exemplo para nós nisso.
A segunda oração de Elias no Monte Carmelo está registrada em 1 Reis 18:41-45. É em conexão com a restauração da nação de Israel que se afastou de Jeová e sua consequente bênção. Três anos e meio depois da primeira oração, Elias “orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto” (v. 18). Isso é algo que certamente queremos imitar em nossas orações. Devemos desejar o bem e a bênção de todos os homens, e devemos orar para esse fim. Foi isso que Elias fez.
Tiago não menciona a seriedade com que Elias orou naquela ocasião. Mas, voltando-se para o relato de 1 Reis 18, vemos muitos elementos significativos de oração fervorosa por esse homem justo – todos os quais precisamos ter em nossas orações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário