sexta-feira, 17 de maio de 2019

FÉ PROVADA POR COMO LIDAMOS COM PROVAÇÕES - A saudação

Fé Provada por Como Lidamos com Provações
Capítulo 1:1-18

A saudação

 V. 1 – “Tiago” escreve aos seus compatriotas que professaram fé no “Senhor Jesus Cristo”. Ele não era um dos doze apóstolos (Lucas 6:13-16), mas era um dos principais anciãos da Igreja em Jerusalém (At 12:17, 15:13-21, 21:17-25; Gl 2:9). Tiago era “o irmão do Senhor”, tendo crescido na família de José e Maria (Mc 6:3; Gl 1:19). Ele era incrédulo durante o ministério terreno do Senhor (Jo 7:3-10), mas foi convertido logo após a Sua morte. Isso provavelmente aconteceu quando o Senhor apareceu a ele depois que Ele ressuscitou dos mortos (1 Co 15:7). Josefo nos diz que Tiago foi apedrejado até a morte pelo Sinédrio (o conselho judaico) por volta de 61-62 d.C. da mesma maneira que Estêvão.
Esta epístola é classificada como uma epístola “geral”, significando que não foi escrita para nenhuma assembleia ou indivíduo específico, mas para uma audiência mais ampla – “às doze tribos que andam dispersas” (cap. 1:1). Essas tribos de Israel foram dispersas por muitos anos, quando as dez tribos foram levadas cativas (2 Rs 15:27-31, 17:3-41) e depois mais tarde as duas tribos (2 Rs 24). Enquanto um remanescente de judeus (as duas tribos) retornou à sua terra natal em Esdras 1-2, a maioria permaneceu dispersa (Jo 7:35). A fé de Tiago era tanta que ele acreditava que havia algumas dessas tribos de Israel que tinham fé em Cristo e dirigiu sua epístola a elas. Alguns destes podem ter estado em Jerusalém e ouvido os apóstolos pregarem no dia de Pentecostes (At 2), ou em alguma data posterior, e retornaram aos vários países de onde eles viveram como crentes no Senhor Jesus. J. N. Darby ressalta que, ao falar de “às doze tribos” dessa forma, Tiago indicou que a nação ainda não havia sido formalmente (literalmente) colocada de lado nos caminhos de Deus. Isto aconteceu mais tarde em 70 d.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário