sexta-feira, 17 de maio de 2019

O Diabo


O Diabo

Vs. 7b-10 – Tiago continua falando sobre o terceiro inimigo do Cristão – o diabo. Como faraó tentou trazer os filhos de Israel de volta ao Egito depois que eles partiram (Êx 14), assim este inimigo tentará de atrair o crente de volta ao mundo. (O faraó é um tipo de Satanás). Portanto, Tiago diz: “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós”. Podemos nos perguntar como devemos resistir a ele quando ele é muito mais forte que nós. É verdade; força por força não somos páreo para Satanás, mas temos Deus ao nosso lado. “maior é o que está em vós do que o que está no mundo” (1 Jo 4:4). Poderíamos ter pensado que Tiago teria nos dito para fugir do diabo – mas é exatamente o oposto. Devemos manter nosso terreno e não comprometer qualquer aspecto da verdade que nos foi dada.
A grande questão é: “Como vamos fazer isso?” Tiago passa a nos dar a chave para resistir ao diabo com sucesso. Resistimos a ele aproximando-nos de Deus. Isso pode ser visto no fato de que Tiago acrescenta à sua exortação a respeito de resistir ao diabo: “Chegai-vos a Deus, e Ele Se chegará a vós” (v. 8a). Quando nos envolvemos em oração, leitura da Palavra de Deus e meditação (Hb 4:16, 10:19-22), nos aproximamos de Deus e Ele Se aproxima de nós. O resultado é que temos comunhão juntos. Se formos encontrados na presença de Deus, o diabo não ficará perto de nós. Ele não está confortável lá e vai fugir. Assim, somos libertos de seu assédio. A presença de Deus, portanto, é o lugar de segurança do crente. “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e n’Ele confiarei. Porque Ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as Suas penas, e debaixo das Suas asas estarás seguro” (Sl 91:1-4). Esses versículos confirmam que a morada do Senhor é verdadeiramente um lugar de proteção para o crente. Figurativamente falando, é como uma poderosa fortaleza e um grande ninho de águia. O “caçador” (Satanás) não pode nos tocar quando estamos lá. Deuteronômio 33:12 indica a mesma coisa: “O amado do Senhor habitará seguro junto a Ele” (AIBB). O Salmo 143:9 também diz: “porque em Ti é que eu me refugio”.

Satanás treme ao observar,
O santo mais fraco se ajoelhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário