sexta-feira, 17 de maio de 2019

FÉ EM CONEXÃO COM A CARNE, O MUNDO E O DIABO


FÉ EM CONEXÃO COM A CARNE, O MUNDO E O DIABO
Capítulo 4:1-17

Tiago passa a abordar outra coisa que estava perturbando a paz na comunidade judaico-Cristã. Os três grandes inimigos do Cristão – a carne, o mundo e o diabo – agiam sem controle nas vidas de muitos que professavam ser salvos. O problema era que alguns dos judeus que tinham professado fé no Senhor Jesus, não tinham feito uma verdadeira ruptura com a antiga vida de mundanismo e estavam trazendo essas maneiras para a assembleia. Embora tivessem sido criados no judaísmo – uma religião que os expunha ao verdadeiro conhecimento de Deus – isso não significava que todos eles tinham fé. Havia uma multidão mista entre os judeus no judaísmo. Quando muitos deles se declararam convertidos ao Cristianismo, e começaram a se mover dentro das fileiras Cristãs, eles trouxeram seus caminhos mundanos com eles. A triste evidência desses três inimigos trabalhando em seu meio pode ser vista nas “guerras e contendas” (ARA) que eram comuns entre eles. Novamente, isso colocou em dúvida se eles eram realmente salvos.
Um forte indicador de que uma pessoa é verdadeiramente salva será a sua atitude em relação a esses três inimigos. Um verdadeiro crente os verá na luz em que a Bíblia os coloca – como inimigos de Deus e do homem (Ef 2:1-3). Caracteristicamente, um verdadeiro Cristão julga a carne (Fp 3:3) e caminha em separação do mundo, que está sob o controle do diabo (1 Jo 5:18-19). Ele pode, às vezes, se descuidar e permitir que a velha natureza tenha um lugar em sua vida, e assim agir na carne, ou ele pode se tornar descuidado sobre suas associações com o mundo, mas o Cristianismo normal é marcado pelos filhos de Deus julgando a carne e andando em separação do mundo. Se uma pessoa não manifesta essa característica em sua vida, mas habitualmente caminha na carne de maneira mundana, é motivo para questionar a realidade da fé que ela professa.
Tiago, portanto, usa o julgamento do Cristão com relação à carne, ao mundo e ao diabo como outra prova de sua fé. Ele aborda a carne nos versos 1-3, o mundo nos versos 4-6 e o diabo no verso 7. 
  • A carne é um inimigo interno.
  • O mundo é um inimigo externo.
  • O diabo é um inimigo do inferno. 

Esses inimigos trabalham juntos como uma coalizão de forças, com o diabo sendo “o comandante em chefia”, por assim dizer. A carne é um inimigo por trás das linhas de frente – estando dentro do crente – trabalhando em conexão com o mundo e o diabo.
O propósito de Satanás é, em última análise, macular a glória de Cristo neste mundo e afastar as pessoas d’Ele e do evangelho da graça de Deus. Como os Cristãos levam o nome de Cristo, Satanás ataca os Cristãos. Se ele puder levá-los a desonrar o nome que eles trazem introduzindo o pecado em suas vidas, ele conseguiu realizar seu fim. As pessoas veem esses Cristãos como hipócritas e se afastam do Cristianismo. Em grande medida isso aconteceu. Os Cristãos têm representado tão mal a Cristo neste mundo, que é uma maravilha que alguém assim mesmo creia. Um triste exemplo disso é o que Gandhi, o ex-presidente da Índia, disse: “Se não fosse pelos Cristãos, eu teria sido um (Cristão)!”
Satanás tem procurado anular o testemunho Cristão perante o mundo, atrapalhando a unidade dentro da comunhão Cristã e fazendo com que os Cristãos anseiem pelas coisas do mundo. Como mencionado, isso projeta uma imagem diante do mundo de que os Cristãos são infelizes e que não podem se dar bem juntos e, portanto, não há realmente nada no Cristianismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário