sexta-feira, 17 de maio de 2019

Dois Tipos de Tentações (Provações)


Dois Tipos de Tentações (Provações)

Já que os irmãos a quem Tiago estava escrevendo estavam enfrentando uma severa prova de perseguição em relação à posição Cristã que haviam adotado, ele abordou o assunto das tentações (provações) primeiro. Ele fala de dois tipos de provações que um crente enfrenta no caminho de fé. Eles são:
  •    Provações santas – tentações que vêm de fora; as coisas externas que Deus permite entrar em nossas vidas para nos testar (vs. 2-12).
  •     Provações profanas – tentações que vêm de dentro que emanam de nós, quando permitimos que as concupiscências de nossa natureza pecaminosa ganhem controle sobre nós (vs. 13-15).

 (Hebreus 4:15 nos diz que o Senhor Jesus foi provado em todos os pontos, como estamos sendo, quanto ao primeiro tipo acima. É dito que Ele “em tudo foi tentado, mas sem pecado”. Isso significa que Ele passou por provações em Sua vida de todo tipo que um homem santo poderia ser tentado, com exceção das tentações que emanam da natureza pecadora interior. O Senhor nunca teve tentações do segundo tipo, porque Ele não teve uma natureza caída pecaminosa com a qual responder às tentações de Satanás. João 14:30 indica que não havia nada n’Ele que pudesse ser afetado por tais coisas, porque Ele tinha apenas uma natureza humana santa – Lucas 1:35).
Nestes versos, Tiago mostra que ambos os tipos de tentações devem ser enfrentados com fé. Não só a fé ajudaria a pessoa se colocar acima delas vitoriosamente, mas também manifestaria a realidade de sua profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário