Vs. 21-26 – O ponto de Tiago
em seu argumento é que a fé e as obras devem caminhar juntas – elas são
inseparáveis. Se uma pessoa realmente tem fé, então haverá evidências disso em
sua vida. Ele traz duas pessoas do Velho Testamento que ilustram o tipo de
obras que resultam da fé verdadeira. Uma é “Abraão”,
o pai dos judeus, e a outra é “Raabe”,
uma gentia desprezada. Ambos provaram a realidade de sua fé por suas obras e
foram abençoados por Deus.
Abraão foi “justificado pela fé” em Gênesis 15
quando ele creu em Deus (Rm 4:2-3), mas ele também foi “justificado pelas obras” em Gênesis 22 quando ele tentou oferecer
seu filho sobre o altar (Hb 11:17). Sua fé foi “imputada [considerada –
JND] como justiça” (Rm 4:2-3), mas
suas obras identificaram-no como “o
amigo de Deus” (Tg 2:23; 2 Cr 20:7). Da mesma forma, Raabe agiu em “fé” (Hb 11:31), mas ela também
produziu “obras” em que ela “recolheu os emissários, e os despediu por
outro caminho” (Tg 2:25). Isso nos ensina que a fé e as obras devem andar
juntas. Se tirarmos fé da imagem, Abraão poderia ser acusado de tentativa de homicídio
e Raabe seria visto como uma traidora.
É digno de nota que Tiago é
cuidadoso em não dar uma lista de coisas exteriores que se qualificariam como “obras”, o que uma pessoa poderia fazer
de maneira superficial. Ele não lista coisas como: dar a instituições de
caridade, ajudar os doentes, assistir a reuniões bíblicas, etc. Um mero crente
que professa pode fazer essas coisas e ainda estar longe de Deus. Em vez disso,
Tiago aponta para obras de caráter moral que emanam de dentro da alma que tem
fé. Duas obras notáveis que marcaram a realidade da fé de Abraão e Raabe
foram:
- Abraão manifestou obediência
a Deus (vs. 20-24).
- Raabe manifestou amor pelo povo de Deus (vs. 25-26).
Estas são, talvez, as duas
maiores “obras” de fé que uma pessoa
pode fazer para mostrar que ela é verdadeiramente salva. Fé, esperança e amor
são coisas que devem “acompanhar a
salvação” (Hb 6:9-12). A obediência
de Abraão era tal que ele estava disposto a abandonar o objeto mais caro em sua
vida – seu filho, a quem ele havia esperado muito tempo para ter. O amor de Raabe pelo povo de Deus era tal
que ela estava disposta a arriscar sua vida para ajudá-los. Ela provou a realidade
de sua fé estando disposta a romper suas antigas conexões com seu povo e se
identificar com o povo de Deus. Ela virou as costas para o mundo, do qual ela
tinha sido uma parte integrante, e lançou sua sorte com o povo do Senhor.
Aplicando os princípios do
argumento de Tiago à forma como tratamos as pessoas que veem em nossas
reuniões, podemos aprender algo com Abraão e Raabe. De Abraão aprendemos que
devemos dar o que é devido a Deus antes de dar o que é devido a qualquer outra pessoa
que possamos naturalmente preferir – mesmo que seja nosso próprio filho. De
Raabe aprendemos que devemos receber cordialmente as pessoas e ajudá-las com
amor e cuidado genuínos.
V. 26 – Tiago conclui suas
observações sobre a fé sendo evidenciada em obras repetindo o que ele disse
anteriormente nos versículos 17 e 20 – “A
fé sem obras é morta”. Assim como “o
corpo sem o espírito está morto”, também essas duas coisas devem andar
juntas.