sexta-feira, 17 de maio de 2019

Abraão e Raabe


Abraão e Raabe

Vs. 21-26 – O ponto de Tiago em seu argumento é que a fé e as obras devem caminhar juntas – elas são inseparáveis. Se uma pessoa realmente tem fé, então haverá evidências disso em sua vida. Ele traz duas pessoas do Velho Testamento que ilustram o tipo de obras que resultam da fé verdadeira. Uma é “Abraão”, o pai dos judeus, e a outra é “Raabe”, uma gentia desprezada. Ambos provaram a realidade de sua fé por suas obras e foram abençoados por Deus.
Abraão foi “justificado pela fé” em Gênesis 15 quando ele creu em Deus (Rm 4:2-3), mas ele também foi “justificado pelas obras” em Gênesis 22 quando ele tentou oferecer seu filho sobre o altar (Hb 11:17). Sua fé foi “imputada [considerada – JND] como justiça” (Rm 4:2-3), mas suas obras identificaram-no como “o amigo de Deus” (Tg 2:23; 2 Cr 20:7). Da mesma forma, Raabe agiu em “fé” (Hb 11:31), mas ela também produziu “obras” em que ela “recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho” (Tg 2:25). Isso nos ensina que a fé e as obras devem andar juntas. Se tirarmos fé da imagem, Abraão poderia ser acusado de tentativa de homicídio e Raabe seria visto como uma traidora.
É digno de nota que Tiago é cuidadoso em não dar uma lista de coisas exteriores que se qualificariam como “obras”, o que uma pessoa poderia fazer de maneira superficial. Ele não lista coisas como: dar a instituições de caridade, ajudar os doentes, assistir a reuniões bíblicas, etc. Um mero crente que professa pode fazer essas coisas e ainda estar longe de Deus. Em vez disso, Tiago aponta para obras de caráter moral que emanam de dentro da alma que tem fé. Duas obras notáveis ​​que marcaram a realidade da fé de Abraão e Raabe foram: 
  • Abraão manifestou obediência a Deus (vs. 20-24).
  • Raabe manifestou amor pelo povo de Deus (vs. 25-26). 

Estas são, talvez, as duas maiores “obras” de fé que uma pessoa pode fazer para mostrar que ela é verdadeiramente salva. Fé, esperança e amor são coisas que devem “acompanhar a salvação” (Hb 6:9-12). A obediência de Abraão era tal que ele estava disposto a abandonar o objeto mais caro em sua vida – seu filho, a quem ele havia esperado muito tempo para ter. O amor de Raabe pelo povo de Deus era tal que ela estava disposta a arriscar sua vida para ajudá-los. Ela provou a realidade de sua fé estando disposta a romper suas antigas conexões com seu povo e se identificar com o povo de Deus. Ela virou as costas para o mundo, do qual ela tinha sido uma parte integrante, e lançou sua sorte com o povo do Senhor.
Aplicando os princípios do argumento de Tiago à forma como tratamos as pessoas que veem em nossas reuniões, podemos aprender algo com Abraão e Raabe. De Abraão aprendemos que devemos dar o que é devido a Deus antes de dar o que é devido a qualquer outra pessoa que possamos naturalmente preferir – mesmo que seja nosso próprio filho. De Raabe aprendemos que devemos receber cordialmente as pessoas e ajudá-las com amor e cuidado genuínos.
V. 26 – Tiago conclui suas observações sobre a fé sendo evidenciada em obras repetindo o que ele disse anteriormente nos versículos 17 e 20 – “A fé sem obras é morta”. Assim como “o corpo sem o espírito está morto”, também essas duas coisas devem andar juntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário