sexta-feira, 17 de maio de 2019

A Importância de Viver por Fé


A Importância de Viver por Fé

 O objetivo principal de Tiago ao escrever a epístola era enfatizar aos seus compatriotas, que haviam recebido o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador, a importância de viver por fé. Tendo vindo do sistema do judaísmo, que era amplamente governado por visão e audição, eles precisavam aprender a andar por fé e não por vista, que é um elemento essencial do Cristianismo (2 Co 5:7; Rm 1:17; Gl 3:11; Hb 10:38). A epístola, portanto, concentra-se na necessidade de viver por fé nas circunstâncias cotidianas da vida.
Percebendo que havia uma grande possibilidade de que houvesse alguns entre eles que não eram verdadeiros, Tiago se dirige à sua audiência como uma mistura de verdadeiros crentes e crentes meramente professos. Ele enfatiza a importância de cada um provar a realidade de sua fé com uma conduta própria de um verdadeiro Cristão. Ele os exorta a uma caminhada prática que demonstre sua fé e mostre que eles eram verdadeiros crentes. O versículo chave do livro é o capítulo 2:18 –  “Eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras”. O irmão Nicolas Simon disse que Tiago estava essencialmente dizendo: “Poderiam, por favor os verdadeiros crentes se levantar?” Em outras palavras, era hora de aqueles que verdadeiramente tinham fé em nosso Senhor Jesus se identificarem dentre a massa de Cristãos meramente professos, mostrando sua fé em suas vidas. Uma vez que há mais Cristãos meramente professos conectados com o Cristianismo hoje do que nunca, essa epístola nunca foi tão necessária do que atualmente.
A verdadeira fé se manifestará na conduta de um crente nas circunstâncias cotidianas da vida. Assim sendo, Tiago aborda situações que todos encontramos em nossas vidas diárias e mostra como elas devem ser usadas como oportunidades para validar nossa fé em Cristo. Em certo sentido, Tiago está se baseando nos ensinamentos do Senhor Jesus que disse: “Pelos seus frutos os conhecereis” (Mt 7:20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário