sexta-feira, 17 de maio de 2019

A Carne


A Carne

V. 1 – Tiago fala primeiro sobre a atividade da carne – a natureza caída pecaminosa em um crente. Ele pergunta: “Donde vêm as guerras e pelejas entre vós?” A palavra traduzida por “guerras” na língua original tem o sentido de uma longa e prolongada batalha, enquanto “pelejas [contendas – ARA] se referem a uma luta específica. Isso mostra que alguns problemas de conflito entre irmãos têm uma história de longa data e que outros são simplesmente casos isolados.
Ao perguntar isso, Tiago queria que eles considerassem o que estava na origem de seus conflitos e julgassem sua raiz. (Algumas traduções realmente usam a palavra “fonte” neste verso). Ele responde à sua pergunta com outra pergunta: “Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?” O uso que Tiago faz de “membros” aqui não está se referindo à nossa participação no corpo de Cristo, mas aos membros de nossos corpos físicos. Além disso, a palavra “concupiscência” na versão King James deve ser traduzida como “deleites [prazeres – ARA]. Isso indica que eles não apenas tinham desejos de concupiscência (ou seja, grande desejo de bens e gozo material) em seus corações, mas que eles estavam gratificando esses desejos entregando-se a prazeres pecaminosos. Assim, ao fazer esta segunda pergunta, Tiago estava apontando para a evidência de um sério problema espiritual em suas almas. Eles estavam dando permissão para a carne em suas vidas, e isso estava apenas despertando a carne mais e mais, e ela estava se manifestando em outras áreas além da busca de prazer – estava alimentando os conflitos que eles estavam tendo em seus relacionamentos pessoais. Isso nos mostra que o problema dos conflitos entre os irmãos pode ser rastreado à permissão da carne num curso descontrolado em outras áreas de nossas vidas pessoais. Todas estas coisas correm do mesmo sistema de raízes – a carne.
Este estado de coisas entre irmãos certamente não é a vontade de Deus. Em Efésios 4:1-4, o apóstolo Paulo ensinou que a primeira responsabilidade que temos, como parte do corpo de Cristo, é guardar a unidade do Espírito. Ele disse que isso só pode ser alcançado quando cada membro do corpo é marcado por humildade, mansidão, longanimidade e paciência. O assunto da interação dos membros do corpo de Cristo, no entanto, não é a linha de ministério de Tiago e, portanto, não é mencionado aqui. No entanto, o amor e a unidade entre os crentes são temas que correm por todo o Novo Testamento e são o que deve caracterizar a Igreja em seu testemunho. É triste dizer que é o que tem faltado entre os Cristãos por séculos.
Vs. 2-3 – Esses versos nos dizem como a carne funciona para provocar guerras e contendas. Começa com a “concupiscência” desenfreada no coração para possuir algo. Isso é cobiça. A concupiscência pode tornar-se tão forte em uma pessoa que, em casos extremos, pode até “matar” (ARA) para alcançar esse objetivo. Quando a pessoa “não pode alcançar” e gratificar seus desejos de concupiscência, sua frustração será desabafada em outras áreas de sua vida. Ficará evidente na pessoa sendo uma fonte de problemas entre seus irmãos. Ele vai “combater e guerrear”. Também será evidente em sua vida de oração. Ou ele não orará sobre isso – “não pedis” – ou se ele orar, ele vai pedir “mal”, porque ele tem motivos errados. Já que seu objetivo é “para o gastardes em vossos deleites”, ele não recebe o que pede.
Isso nos mostra que Deus olha para o coração quando fazemos nossos pedidos de oração. Ele não apenas ouve nossas palavras, mas procura os motivos de nossos corações, e se Ele achar que temos segundas intenções nas coisas que pedimos, essas coisas não serão concedidas. Portanto, é bem possível orar por coisas completamente corretas com motivos completamente errados, e elas claramente serão negadas.
O pecado da cobiça age em todo coração humano (Mc 7:22), mas parece especialmente no coração de um judeu. A disputa como um todo parece estar inclinada em ganhar riqueza. Quando esse pecado corre sem controle na comunidade Cristã, certamente haverá conflitos e disputas. Quando levamos em consideração o fato de que algumas das pessoas a quem Tiago estava escrevendo não eram sequer salvas, é perfeitamente compreensível por que haveria tanta tensão. Um homem de mente celestial e um homem de mente terrena nunca verão as coisas da mesma maneira.
Para ajudá-los a ver a carne, o mundo e o diabo corretamente e julgar a atividade dessa coalizão maligna, Tiago toca em várias coisas horríveis que resultam da permissão desses inimigos reinarem de forma livre na vida de um Cristão. O caos que eles produzem em todos os aspectos da vida é terrível. 
  • Guerras e pelejas – v. 1a.
  • Busca de deleites – v. 1-2.
  • Falta de oração – v. 2b.
  • Cobiça – v. 3
  • Deslealdade a Cristo – v. 4a.
  • Mundanismo – v. 4b.
  • Falta de poder para resistir ao diabo – v. 7


Nenhum comentário:

Postar um comentário