sexta-feira, 17 de maio de 2019

Um Coração Exercitado


UM CORAÇÃO EXERCITADO – A quarta coisa de que precisamos para nos beneficiar das provações é ter um coração exercitado que busca a face de Deus em oração em relação à provação (v. 5). Tiago, portanto, nos encoraja a entrar na presença de Deus em oração e encomendar a nossa situação a Ele, pedindo-Lhe sabedoria para saber como lidar adequadamente com o problema. Ele diz: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”. Se estivermos realmente preocupados com o que Deus tem para nós na provação – embora não saibamos por que as circunstâncias ocorreram da maneira que elas aconteceram – ela “depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela” (Hb 12:11).
Elifaz exortou Jó a buscar a face de Deus em sua provação. Ele disse: “eu buscaria a Deus, e a Deus entregaria a minha causa” (Jó 5:8 – TB). Este será sempre um exercício frutífero. Alguém disse uma vez: “Nunca devemos deixar a adversidade nos derrubar – exceto de joelhos”. A fé verá a dificuldade como vinda da mão de Deus e irá para Ele a respeito dela. Deus quer que venhamos a Ele com nossas dificuldades e problemas; Ele prometeu nos dar “sabedoria” na provação para que possamos saber como lidar com as coisas que nos assaltam. Tiago nos assegura que a sabedoria que precisamos para aquelas situações difíceis “nos será dada” se “pedirmos” a Ele por isso. Ele nunca “o lança em rosto [nos censura – AIBB] por termos vindo a Ele pedindo ajuda. Isso deve nos encorajar a ir a Ele em oração ainda mais. As provações, portanto, têm um meio de nos aproximar do Senhor – e isso é certamente uma coisa boa!
Tiago acrescenta: “Peça-a, porém, com fé, não duvidando”. Embora possamos carecer de sabedoria para a situação, nunca devemos carecer de fé. Note também: Tiago não nos diz para pedir a Deus que nos ajude a sair da provação, mas que possamos ter sabedoria divina na provação. Naturalmente falando, gostaríamos de sair da provação, e isso é compreensível, mas não é isso que Tiago nos encoraja a pedir. Ele quer que busquemos a graça e a sabedoria de Deus na provação e tentemos nos beneficiar com isso.
Estas quatro coisas que mencionamos serão evidentes na vida de uma pessoa que tenha fé no tempo da provação. De fato, as circunstâncias mais difíceis da vida são nossas maiores oportunidades de manifestar nossa fé em Deus (Jó 13:15). Ficará evidente pela maneira como respondemos nas provações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário